A gigante de fertilizantes Yara vai atuar para recuperar as áreas agrícolas do Rio Grande do Sul, atingidas pelas enchentes de 2024. A empresa norueguesa assinou uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para aderir ao Programa Recupera Rural RS.
O projeto foi desenhado para promover a recuperação socioprodutiva do Rio Grande do Sul. O objetivo é restaurar áreas degradadas, recuperar a fertilidade dos solos e fortalecer a resiliência dos sistemas agropecuários.
Pelo acordo, a Yara vai aportar R$ 450 mil e transferir conhecimento e tecnologia voltadas à construção de sistemas alimentares mais resilientes e sustentáveis no Estado.
Até agora, o programa mapeou a extensão dos danos e os impactos causados pelas enchentes. A entrada da Yara marca uma nova etapa do programa, que vai se concentrar em quatro áreas prioritárias das grandes Bacias Hidrográficas Taquari-Antas e Baixo Jacuí, incluindo a implantação de Unidades de Referência Tecnológica (UTRs).
O anúncio da parceria para o Rio Grande do Sul vem na esteira da decisão da Yara de suspender a fabricação de fertilizantes fosfatados e ácido sulfúrico em Cubatão e Paulínia. A paralisação ocorrerá de forma gradual ao longo de 2025, com o término das atividades previsto para o terceiro trimestre.
A suspensão da produção de fosfatados decorre da decisão da companhia em centralizar esforços na produção de fertilizantes nitrogenados. Em dezembro, a Yara anunciou o início da produção de amônia com biometano em Cubatão.
No começo do mês, a Yara reportou um prejuízo líquido de US$ 290 milhões e queda de 4% na venda de fertilizantes no Brasil. Em 2023, as entregas no mercado doméstico somaram 1,37 milhão de toneladas, volume que recuou para 1,29 milhão no ano passado.
Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
NP Agro é um portal de notícias independente, dedicado à cobertura do agronegócio e dos temas que impactam o setor. Temos o compromisso de trazer a público uma visão aprofundada sobre o agro e garantir uma representatividade equivalente à sua importância.