A italiana TIM e a americana de máquinas agrícolas AGCO fecharam uma parceria para tentar ampliar a conectividade em áreas rurais do Brasil. O anúncio foi realizado durante a edição deste ano da Agrishow.
Com o acordo, a empresa de telecomunicações adiciona uma nova fabricante à sua lista de parceiros. A TIM já mantém um acordo com a CNH, concorrente direto da AGCO.
O novo acordo é semelhante ao existente. A ideia é que a TIM use a rede de concessionárias das marcas Valtra, Fendt e Massey Ferguson para buscar clientes interessados na instalação de antenas de internet nas propriedades, de tal forma a viabilizar as tecnologias de conectividade disponibilizadas pelas montadoras.
“A parceria vai potencializar a adoção de conectividade nas propriedades, viabilizando a comercialização das tecnologias disponibilizadas pelas montadoras em suas máquinas”, disse Alexandre Dal Forno, diretor de desenvolvimento de mercado da TIM.
Em paralelo à parceria com a AGCO, a TIM anunciou um acordo com o Grupo Pedra Agroindustrial, um dos mais tradicionais no segmento sucroenergético. A ideia é levar conexão 4G para quatro propriedades do grupo – Usina da Pedra, Buriti e Ipê, todas em São Paulo, e Carpa Serrana, em Barra do Garças (MT).
O projeto vai levar conectividade para 250 mil hectares produtivos do grupo Pedra, porém, terá capacidade para cobrir até 1 milhão de hectares nos arredores das fazendas, incluindo 4 mil propriedades vizinhas. Só do grupo Pedra, 4,5 mil máquinas agrícolas passarão a ser conectadas.
“A parceria com a TIM marca um passo importante na nossa jornada de digitalização, permitindo mais precisão na gestão do maquinário, maior agilidade nas decisões de campo e mais segurança na integração entre as etapas agrícola e industrial”, disse José Marcio Cavalheire, diretor administrativo financeiro do Grupo Pedra.
Considerando apenas as áreas rurais, a TIM encerrou 2024 com 20 milhões de hectares cobertos com a tecnologia 4G. Segundo Dal Forno, a meta para 2025 é elevar em 30% a cobertura em áreas rurais e encerrar o ano com 26 milhões de hectares.
Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
NP Agro é um portal de notícias independente, dedicado à cobertura do agronegócio e dos temas que impactam o setor. Temos o compromisso de trazer a público uma visão aprofundada sobre o agro e garantir uma representatividade equivalente à sua importância.