Se há água, empresas tentando compensar seu uso em grande escala e produtores rurais capazes de tornar viável essa compensação, a Kilimo tem os fatores necessários para colocar seus negócios em prática. Daí porque Brasil e Estados Unidos são atualmente os principais vetores de crescimento da climatch argentina, que atua também no México e no Chile e tem em sua carteira de clientes grupos como Microsoft, Coca-Cola, Google, Amazon e Intel.
Em linhas gerais, a Kilimo conecta atores que têm metas de segurança hídrica e buscam ter saldo zero ou positivo no uso da água com agricultores que podem – e querem – melhorar suas práticas de irrigação, para garantir o volume adicional que mantém o modelo de negócios em movimento. Em outras palavras: com tecnologia e assessoria da Kilimo, os produtores rurais geram o superávit de água que as empresas precisam para reduzir, zerar ou elevar o resultado de sua equação de uso da água.
Segundo Rodrigo Tissera, vice-presidente de Engajamento em Agronomia da Kilimo, a climatech conta atualmente com dez projetos no México, envolvendo cerca de 40 produtores de hortaliças, frutas e grãos, e dez no Chile, com 50 produtores de frutas. Nos EUA, toca um projeto com a Microsoft, com a participação de quatro grandes produtores de grãos, e no Brasil fechou neste exercício 2024/25, que terminará em junho, um projeto com a Amazon na bacia do rio Tietê, em São Paulo, que já atraiu quatro agricultores.
Tissera afirmou ao NPagro que, no momento, as atenções estão concentradas em novos projetos nos EUA e no Brasil. No mercado americano, a empresa pretende colocar em marcha mais cinco projetos ainda este ano, enquanto no Brasil o objetivo é fechar pelo menos mais três. Os projetos costumam durar entre cinco e dez anos. Os investimentos realizados pelos produtores rurais nas soluções e serviços entregues pela Kilimo são devolvidos após as metas serem alcançadas.
Em 2024, a climatech concluiu uma rodada de investimentos que atraiu US$ 7,5 milhões, liderada pela suíça Emerald Technology Ventures. De acordo com Tissera, não há outra rodada em vista, e a empresa pretende crescer com a receita proveniente dos projetos em andamento e dos futuros trabalhos. A Kilimo já venceu o Global Freshwater Business Challenge atribuído pelo Fórum Económico Mundial e entrou na lista das empresas mais inovadoras do mundo da americana Fast Company.
Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
NP Agro é um portal de notícias independente, dedicado à cobertura do agronegócio e dos temas que impactam o setor. Temos o compromisso de trazer a público uma visão aprofundada sobre o agro e garantir uma representatividade equivalente à sua importância.