As chuvas dos últimos meses levaram o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) a elevar para 228,52 milhões de caixas de 40,8 quilos sua estimativa para a produção de laranja no cinturão que se espalha por São Paulo e Minas Gerais nesta safra 2024/25, que começou em julho do ano passado. O volume é 2,4% superior ao projetado pelo órgão em dezembro, mas ainda é 1,7% inferior ao previsto no início da temporada e representa uma queda de 25,6% ante o ciclo 2023/24 (307,22 milhões de caixas).
“Considerando todas as variedades, são necessários 258 frutos para compor uma caixa de 40,8 quilos, indicando três frutos a menos em comparação à reestimativa feita em dezembro. Assim, o peso médio das laranjas de primeira, segunda e terceira floradas permanece projetado em 161 gramas, enquanto os frutos da quarta florada registraram um aumento de 20 gramas em relação à reestimativa de dezembro, atingindo 146 gramas. Como a maior parte da produção que ainda será colhida é proveniente da quarta florada, cuja emissão ocorreu tardiamente, os frutos deverão ser colhidos com 158 gramas na média geral, duas gramas a mais do que o previsto anteriormente”, explicou o Fundecitrus, em comunicado.
A redução da taxa de queda das variedades valência, folha murcha e natal também influenciou a revisão para cima feita pelo Fundecitrus. Mesmo assim, o novo número confirma que é a quinta safra consecutiva de produções pequenas ou médias de laranja, o que mantém a oferta de suco de laranja restrita e os preços da fruta e da bebida e patamares históricos. A colheita ja alcançou cerca de 90% da área plantada. Para o próximo ciclo, a cadeia produtiva acredita que a produção de laranja em São Paulo e Minas voltará à casa das 300 milhões de caixas.
Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
NP Agro é um portal de notícias independente, dedicado à cobertura do agronegócio e dos temas que impactam o setor. Temos o compromisso de trazer a público uma visão aprofundada sobre o agro e garantir uma representatividade equivalente à sua importância.